TREINAMENTO NA GRAVIDEZ

   

        Durante o período gestacional, é indispensável ter foco e atenção ao seu corpo. Um corpo fraco e fora de forma poderá sofrer consequências, e o cuidado que você tanto almeja com seus familiares e pessoas que estão a sua volta, podem não sair como o desejado. Além de mudanças físicas, também podem ocorrer mudanças psicológicas, e se a mulher já pratica atividades físicas, também devem haver mudanças na programação para a transformação corporal que ocorrerá durante os meses de gestação.

        A maioria das mulheres e seus treinadores devem tomar muito cuidado com a progressão do programa de treinamento, respeitando cada etapa da gestação, para não se deparar com outros problemas que podem acontecer neste período. Por mais que não haja ameaças, estudos afirmam que o excesso de atividade física na gravidez pode comprometer o desenvolvimento do bebê. Após o parto, quando a mamãe resolve voltar aos treinos, também se faz necessário verificar se o corpo já está preparado para tal.

Luiza Fauth e Karina Felipe – treinando no 9° mês de gestação na 4PERFORM

 

       

        Nossa indicação principal é olhar e cuidar do seu corpo com o carinho e cautela que se deve! Fique atento a essas dicas, antes de iniciar uma atividade física durante a gestação.

        1) Use um monitor cardíaco.

Na gestação, a frequência cardíaca da mulher é bem diferente pois o volume sanguíneo aumenta em torno de 40%. Isso significa que mesmo em repouso, a frequência cardíaca já estará mais elevada. Nossa dica é não deixar que a frequência cardíaca ultrapasse 140/150 bpm.

        2) Evite exercícios deitada de barriga para cima.

        Essa posição pode causar uma pressão entre a aorta e a veia cava inferior que, pela pressão do útero, diminui a irrigação sanguínea, causando desconforto para o bebê.

        3) Exercícios como prancha frontal e posições de quatro apoios podem aumentar a curvatura lombar. Evite-os.

        Exercícios nessas posições podem causar uma hiperlordose ainda maior que a natural da gestação, aumentando também as dores lombares.

        4) Fuja de saltos e exercícios com muito impacto.

        Eles aumentam a pressão no assoalho pélvico, causando um relaxamento desta musculatura que já ocorre de forma natural para acomodar o bebê no útero, por isso tenha muito cuidado com os exercícios de impacto, pois as complicações já podem aparecer sem que você faça estes exercícios, fazendo, as chances de ter essas complicações, como perda urinária e prolapso uterino são ainda maior.

        5) Também não são aconselhadas flexões de tronco.

        Após um determinado período da gestação, esse exercício não é aconselhado, pois a musculatura do reto abdominal começa a se separar para acomodar melhor o bebê – essa separação é chamada de diástase, que é natural no pós parto. Mas, se você fizer alguns exercícios inapropriados para o seu abdômen, incluindo os abdominais tradicionais, a possibilidade do seu abdômen não voltar ao normal será altíssima.

        E para você que pensa em engravidar ou já está gestante, pode vivenciar aqui na 4PERFORM, um programa de treinamento desenvolvido especialmente para você. Os treinos são elaborados individualmente, de acordo com as avaliações de Fisioterapia, Nutrição e Mental Coaching para cada necessidade e etapa da gestação. Os treinadores, junto com a equipe interdisciplinar, direcionam o estilo de treinamento adequado para cada fase, especificando ainda mais o programa, para que tanto o bebê quanto a mamãe tenham muita saúde e performance para esse período. Nossa equipe de treinadores está à sua disposição para cuidar e te ensinar a se movimentar melhor e de forma saudável, em uma das fases mais importantes para a vida da mulher, desde o começo até o fim da gestação nós queremos te ajudar a ter muita qualidade de vida.

        Lembre-se sempre que é necessário a liberação e autorização do seu médico – somente este especialista saberá se você está apto ou não para fazer exercícios enquanto você estiver grávida.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *