No período gestacional, alguns nutrientes são de extrema importância para a saúde do bebê e da mamãe. Sem alguns cuidados com a alimentação, algumas complicações com o desenvolvimento do seu bebê podem acontecer, por isso, aí vão algumas recomendações do que não deixar de incluir na sua alimentação:
Ácido Fólico
Ele ajuda a formar as células brancas e vermelhas do sangue, portanto, ele é essencial para ajudar na produção aumentada de sangue, necessária para o feto e a placenta.
Também auxilia na formação do material genético de cada célula e reduz o risco de ter uma criança com defeitos congênitos causados por má formação do tubo neural, que afetaria o cérebro ou a espinha do bebê.
Alimentos fontes de ácido fólico: batatas, brócolis, carnes, cogumelo, ervilha, espinafre, feijões, tomate e verduras verdes escuras.
Ferro
A anemia é comum na gravidez. Ela normalmente ocorre no final do primeiro trimestre até o começo do terceiro trimestre. Os sintomas são fraqueza, fadiga e tonturas. Se você não o ingere em quantidade suficiente, seu bebê em crescimento irá usar o ferro de seu sangue.
Dica: Consuma Vitamina C juntamente com alimentos fonte de Ferro, como sucos cítricos.
Alimentos fontes de ferro: açaí (fruta muito rica em ferro), agrião, couve, cheiro-verde, grãos integrais, leguminosas (feijões, grão de bico, ervilha, lentilha), nozes e castanhas, frutas secas.
Vitamina D
Está ligada ao crescimento ósseo, imunidade e atividade reprodutiva, sendo essencial ao balanço de cálcio. Sua deficiência pode causar déficit no crescimento fetal, hipocalcemia, raquitismo e osteomalácia materna.
Zinco
Sua deficiência é altamente teratogênica para o sistema nervoso central do feto, podendo causar baixo peso ao nascer e/ou nascimento antes da hora.
Alimentos fontes de zinco: feijões e lentilhas, lacticínios, nozes, sementes, cereais integrais, sementes de abóbora (uma melhores opções).
Vitamina E
Sua deficiência pode causar aborto espontâneo. Para evitar isso, consuma alimentos como: germe de trigo, semente de girassol,
grãos integrais, kiwi, milho, nozes, azeite de oliva, peixes, vegetais verdes folhosos.
Cálcio
Formação do esqueleto do bebê, por isso recomendo o uso de agrião, alface, aveia, batata doce, beterraba, brócolis, cebola, couve, espinafre, laranja, milho e salsa.
Lactobacillus
Quanto maior quantidade de micro-organismos saudáveis no intestino materno, maior será a imunidade que o bebê desenvolverá
Ômega 3
Ajudará no desenvolvimento cognitivo, memória, coordenação e saúde ocular do bebê. Para a mãe, os benefícios estão ligados a adaptações ao estresse durante a gestação e prevenção de depressão perinatal, além de melhorar a saúde gestacional e no parto
Suplementos recomendados
- Fish Oil (Ômega 3): 2~3g por dia.
- SimbioFlora (lactobacillus): 1 sachê, dia sim, dia não.
- Vitamina D3: 1000UI ao dia
- Ácido Fólico: Provavelmente o seu médico recomendou ou irá recomendar um medicamento a base dessa vitamina.
Se quiser saber mais, converse com nosso nutricionista, Fernando Nóbrega. Ele poderá te auxiliar na melhor forma de introduzir esses e outros alimentos no seu dia-a-dia.
Deixe um comentário