A IMPORTÂNCIA DA ATIVAÇÃO MUSCULAR

Se você não costuma preparar a musculatura da região escapular antes de treinar, deveria!

Um consenso publicado em 2013, demonstrou que existe uma influência direta entre lesões no ombro e disfunção na movimentação da escápula. Essa disfunção ocorre basicamente por um desequilíbrio de força e encurtamentos musculares.

O primeiro passo é avaliar para entender como está o padrão de movimento da sua escápula, e assim direcionar quais grupos musculares devem ser trabalhados para melhorar a biomecânica desse movimento.

Após essa etapa deve ser incorporado à rotina de preparação para o treinamento, exercícios de liberação miofascial com rolo, bolinhas e/ou stick, e exercícios de ativação que “acordem” os músculos que irão estabilizar e proporcionam uma movimentação adequada da escápula. Esse cuidado é ainda mais importante nos dias em que o treino exija movimentação dos braços, acima da altura dos ombros e cabeça (overhead), onde os esforços articulares e sobrecargas nos tecidos moles (em especial nos tendões) tendem a ser maiores.

Se você tem dores nos ombros, ou já sofreu alguma lesão nesta articulação, procure um fisioterapeuta para avaliá-lo e entenda quais são as suas necessidades.

A prevenção é a melhor opção!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *